NOTÍCIAS

RESTAURAÇÃO DA GALERIA DE FOTOS

  Em comemoração aos 54 anos do Poder Legislativo, a Câmara de Santa Bárbara do Tugúrio iniciou o processo de restauração da Galeria de fotos José Martins do Amaral.  Após pesquisa com fulcro no resgate histórico da política tuguriense, foram contabilizados, desde a primeira legislatura datada de 1963, um número total de 117 (cento e dezessete) vereadores, que fizeram história no Município, muitos deles atuando inclusive no Poder Executivo. A nova Galeria de Fotos será divida em três temas, que homenagearão o Poder executivo, Ex-Presidentes da Câmara, Ex- Vereadores.   A reinauguração será marcada por um evento solene, estendido aos ex integrantes do poder legislativo, familiares e aos munícipes, com previsão de ocorrer em outubro deste ano.

COMEÇAM AS OBRAS DA PRIMEIRA ACADEMIA AO AR LIVRE DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO.

   Começaram as obras para instalação dos 8(oito) equipamentos da primeira academia ao ar livre de Santa Bárbara do Tugúrio, que será instalada na Praça Antônio Urbano de Carvalho,bairro Sagrada Família.

A obra faz parte de uma iniciativa do Vereador Wesley da Silva Siqueira, que adquiriu a academia com recursos próprios, e tem como principal objetivo incentivar a prática de esportes entre a população em especial aos munícipes da terceira idade.

CÂMARA MUNICIPAL REPRESENTA O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO, NO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO NO CAMPO, NA REGIONAL DE BARBACENA/MG.

       Foi realizada no auditório do Instituto Federal de Barbacena, na data de 16 de agosto de 2017, a Plenária Geral Ordinária do Fórum da Educação do Campo, com temas voltados para as Políticas Públicas no âmbito da educação do campo. Os convidados e palestrantes discutiram temas de suma importância no contexto regional. Na oportunidade, o Presidente em exercício da Câmara Municipal, o Sr. Alarino Manoel da Silva, foi convidado a compor a mesa e em seu discurso manifestou o apoio do Poder Legislativo Tuguriense as causas pertinentes a educação do campo, pois, embora ainda sejam minoria no país, as escolas rurais precisam ter o seu funcionamento estimulado e implementado, adequando as condições de ensino à realidade dos pequenos municípios, que em sua grande maioria sobrevivem de atividades rurais.

LEI MUNICIPAL PROÍBE A PERMANÊNCIA DE CAVALOS E SIMILARES NAS PRAÇAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO.

     A Lei Municipal Nº 637/2016, sancionada em 28 de novembro de 2016, proíbe a permanência de cavalos e similares nas Praças e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público do Município de Santa Bárbara do Tugúrio. A Lei prevê penalidades como aplicação de advertência e multa ao proprietário e apreensão dos animais, que estejam amarrados ou livremente circulando por logradouros públicos. A intenção principal da Lei é que no Município a presença de animais de grande porte principalmente na praça central da cidade tem preocupado a população, seja pelo risco de doenças, seja pela sujeira ocasionada ou seja pela segurança das pessoas.

CIDADE DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO RECEBE ACADÊMIA AO AR LIVRE

O Município de Santa Bárbara do Tugúrio, foi beneficiado com a doação de uma academia ao ar livre, com fito de valorização do esporte e melhoria da qualidade de vida de seus munícipes.

Em entrevista, o Vereador Wesley da Silva Siqueira, que adquiriu a academia com recursos próprios, se manifestou nos seguintes termos:

“Em visita a cidade de Maringá/PR, fiquei surpreso com a fábrica na cidade, bem como, a aceitação da academia ao ar livre naquela localidade e desde então idealizei a instalação destes equipamentos no município tuguriense. Usando recursos próprios, quis que toda comunidade tuguriense pudesse dispor desse benefício, adquirindo os aparelhos e doando a academia ao ar livre.”

De acordo com o vereador, sua iniciativa vai servir para incentivar a população da terceira idade a manter uma rotina saudável, evitando assim o surgimento de doenças crônicas e principalmente com um grande foco na qualidade de vida.

Com o apoio do Prefeito Municipal, o próximo passo será a instalação da academia na Praça José Batista Machado, que ocorrerá nos próximos dias.

No 5ª Reunião Ordinária do dia 29/06/2017, o vereador prestou uma nota de esclarecimento aos nobres colegas da Casa Legislativa Tuguriense, enaltecendo o companheirismo da Casa em relação aos projetos de progresso para o Município, estendo aos edis o convite para que juntos procedam a entrega dos aparelhos e a inauguração após a instalação, que acontecerá em breve.

Texto: Luciana Campos Limoeiro

Revisão: Fábio Júnior dos Santos (Assessor Jurídico)

Fotografia: Márcio Estevan

CÂMARA MUNICIPAL ADQUIRE VEÍCULO

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Tugúrio, através de intenso empenho da atual Presidência, adquiriu um veículo automotor, nos termos do Pregão Presencial 01/2017, que ficará a disposição da Casa Legislativa. O veículo facilitará os trabalhos dos vereadores, trazendo conforto, segurança e economia financeira, já que os gastos com passagens e locomoção dos vereadores a serviço do Poder Legislativo serão consideravelmente reduzidos. De acordo com o Presidente da Câmara, esta​ aquisição consiste em uma grande conquista do trabalho conjunto de todo o Legislativo Municipal, que terá uma ferramenta de suma importância para buscar benefícios  em atendimento a  todos os cidadãos de Santa Bárbara do Tugúrio.

Texto: Luciana Campos Limoeiro  

Revisão: Fábio Júnior dos Santos (Assessor Jurídico)

Fotografia:  Márcio Estevan

CÂMARA MUNICIPAL SEDIA  FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

      A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Tugúrio sediou no dia 21 de junho de 2017 o 4° encontro do Fórum Permanente de Educação no Campo. O Objetivo do Fórum é discutir e promover o resgate de demandas históricas da população do campo.

   O encontro foi marcado pela participação de várias lideranças, começando pelo anfitrião local, o presidente desta Casa Legislativa, Alarino Manoel da Silva, que recebeu o  Prefeito Municipal Vicente Paulo da Silva, representantes da Secretaria da Educação do Município tuguriense, representantes do Sindicato de trabalhadores Rurais de Santa Bárbara do Tugúrio e Barbacena , o Superintende e Coordenador de Temáticas Especiais Gildásio de Oliveira Camargos,  o Prefeito da cidade de Cipotânea “Dezinho”, que é um grande articulador do projeto, o vereador da cidade de Barbacena Edson Rezende de Moraes e demais convidados.

CÂMARA MUNICIPAL REUNE REPRESENTANTES DA CEMIG E POPULAÇÃO DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO PARA ESCLARECIMENTOS

        Por intermédio de requerimento via Ofício n° 012/2017, de autoria do Presidente desta Casa Legislativa, Vereador Alarino Manoel da Silva, foi convidado a participar de uma Reunião, ocorrida na data de 30/05/2017, às 14 horas, o Gerente de Relações Institucionais da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Murilo Sebastião Resende.

        O Presidente do Legislativo Municipal em exercício abriu o espaço da Câmara Municipal e convidou a população de bairros residenciais sem cobertura de iluminação pública, para que fossem prestados maiores esclarecimentos referentes à prestação de serviços por parte da CEMIG.

        Na oportunidade, Murilo Sebastião Resende, representante da CEMIG, esclareceu que em cumprimento ao art. 30, inciso V, da Constituição Federal do Brasil, de 1988, e seguindo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a partir de 1º de janeiro de 2015, todas as concessionárias de energia elétrica transferiram aos Municípios a gestão dos ativos de iluminação pública, reforçando que, as reclamações e solicitações, relativas à iluminação pública desse Município, deverão ser dirigidas pelos interessados à Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio, e que todo procedimento pertinente a empresa CEMIG, segue os parâmetros da Lei n° 9785/99.

       Foi registrada a presença de 13 famílias, num total de 32 participantes, contando com a participação ativa dos vereadores presentes Ivaney Leandro Nepomuceno, Osvaldo Galdino de Paiva, Ronaldo Amaral de Souza e do Presidente desta Casa Legislativa o Senhor Alarino Manoel da Silva.

      Por fim, diante da necessidade de sanar as questões que envolvam a instalação de iluminação pública e residencial, esta Casa Legislativa, diante do seu dever Constitucional de zelar pelos interesses dos Munícipes, proporá uma Indicação dirigida ao Poder Executivo, para que de forma harmoniosa e eficaz a população possa ser atendida em suas necessidades.

Texto: Luciana Campos Limoeiro  

Revisão: Fábio Júnior dos Santos (Assessor Jurídico)

Fotografia: Ronald Araújo e Márcio Estevan



       Plenário ganha novo equipamento de som”Profissionais da empresa Ultra Laser Informática, realizaram a instalação dos aparelhos de áudio.

      A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Tugúrio, recebeu na data de 20 de março de 2017, a instalação completa de aparelhagem de som.

      A aparelhagem inclui caixas de som, 10 microfones e uma mesa de som, tudo com alta tecnologia.

      A aquisição do novo equipamento de som para o Plenário da Câmara visa melhorar a qualidade do áudio durante a realização das sessões e eventos, bem como a gravação das reuniões.

Luciana Campos Limoeiro – Comunicação/ Câmara Municipal


Share by: